Regulamento

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1º. O X FESTIVAL DE VÍDEO DE MARINGÁ tem como objetivo incentivar a produção audiovisual de Maringá e região, com foco em produção universitária ou técnica. Trata-se de uma iniciativa sem fins lucrativos do Centro Universitário Metropolitano de Maringá – UNIFAMMA.

Art 2º. O objetivo do Festival é circular a produção audiovisual universitária e amadora, a fim de fomentar a produção, a formação de público e uma discussão produtiva do segmento.

Art. 3º. As inscrições  são gratuitas e ocorrerão no período de 10 de outubro a 10 de novembro de 2018. Há duas modalidades: 1) participante (com vídeo) e 2) ouvinte (sem vídeo). Os interessados na 1ª deverão postar o vídeo no Youtube ou Vimeo e inserir o link de acesso ao vídeo na ficha de inscrição.

DAS INSCRIÇÕES

Art. 4º. Poderá ser inscrito qualquer vídeo universitário ou amador, realizado em Maringá e região, entre 01 de janeiro de 2017 e outubro de 2018, em qualquer formato, desde que tenha qualidade técnica.

Art. 5º. A inscrição pode ser feita por um único indivíduo ou por uma equipe (de até cinco pessoas), desde que nenhum dos integrantes seja profissional na área.

Art. 6º.  O tema do Festival deste ano é “Tribos urbanas: novos olhares”. Dessa forma, os vídeos inscritos devem, impreterivelmente, explorar essa temática.

Art. 7º. O/a participante deverá apontar em qual das quatro categorias o seu vídeo se insere:

  1. Ficção: aqueles que contam uma história inventada ou baseada em fatos reais, mas encenada por atores;
  2. Documentário:  aqueles que retratam uma história real, sem a participação de atores;
  3. Vídeo-escola: aqueles cuja produção foi realizada por alunos de escola pública e/ou particular, com temas discutidos em sala de aula com a colaboração de um/a professor/a coordenador/a;
  4. Experimental: aqueles que contam uma história inventada ou baseada em fatos reais, mas encenada por atores ou animação. A linguagem utilizada foge do padrão acadêmico, do cinema e da TV, muitas vezes mesclando artes plásticas, visuais em uma única linguagem, tendo o vídeo como suporte. Podem ser vídeos produzidos a partir de enredos breves como poemas, clipes musicais, animações, tendo como suporte celulares, tablets e smartphones.

Art. 8º. Os vídeos devem ter no mínimo 2 e no máximo 5 minutos de duração, sendo desclassificados aqueles que não atingirem ou ultrapassarem esse tempo.

Art. 9º. Os vídeos devem vir acompanhados da correspondente ficha técnica e sinopse.

  1. A Ficha técnica deverá conter as seguintes informações: Categoria (ficção, documentário, vídeo-escola, experimental); Realizador, Diretor, Roteiro, Produtor, Fotografia, Montagem, Som, Elenco.

Art. 10º. Serão aceitos trabalhos produzidos em qualquer formato (Ex. AVI, mpgeI e mpeg II).

Art. 11º. Cada participante poderá inscrever até 2 (dois) vídeos.

Art. 12º. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por imagens e músicas de terceiros, utilizados nos trabalhos inscritos. Todo e qualquer ônus por problemas de Direitos Autorais recairá sobre o produtor/realizador do vídeo inscrito.O realizador assume total responsabilidade pelo conteúdo de seu filme, bem como pelo uso de materiais com direitos autorais, incluindo imagens, efeitos sonoros e trilha sonora.

Art. 13º. O participante tacitamente autoriza a exibição de seu filme em veículos da UNIFAMMA, usar sua imagem e/ou voz, captada por meio de fotografias, gravações de áudios e/ou filmagens de depoimentos, declarações, videoconferência, conferência web, entrevistas e/ou ações outras realizadas a serem utilizados com fins de produção de material de divulgação do Festival. Ainda, declara estar ciente de que não receberá nenhum tipo de remuneração por essas exibições.

Art. 14º. Inscrições incompletas e fora do prazo não serão aceitas, bem como fraude, adulteração ou plágio.

DA SELEÇÃO

Art. 15º. A Comissão Organizadora convidará profissionais e professores ligados à arte e à cultura para participar da avaliação dos vídeos inscritos. Os pré-selecionados e premiados serão exibidos no X FESTIVAL DE VÍDEO DE MARINGÁ, conforme programação.

  1. Os vídeos inscritos serão direcionados para o corpo de jurados que ficará responsável por avaliar e pontuar os inscritos das categorias indicadas.

Art. 16º. Serão desclassificados os vídeos que não respeitarem o tempo mínimo e máximo, apresentarem problemas técnicos ou imagens sem autorização, imagens de TV ou similares que apresentem violação do código de direito autoral.

Art. 17º. O processo de avaliação dos inscritos ocorrerá no início de novembro, após a finalização do período de inscrições. A lista com os selecionados será divulgada no dia 16 de novembro de 2018, neste site e na fanpage.

Art. 18º. A exibição ocorrerá no dia 19 de novembro. Os participantes da equipe selecionada para a exibição receberão certificado pela pré-seleção no Festival.

Art. 19º. Os critérios de seleção dos filmes leva em conta os seguintes quesitos, que recebem pontuação de 0 a 10 de acordo com a excelência na execução de: a) roteiro; b) produção; c) direção; e d) fotografia.

Art. 20º. Os vídeos selecionados configuram decisões inquestionáveis, eximindo a comissão do Festival prestar esclarecimentos ou apresentar justificativas da seleção ou não de determinado filme.

DA PREMIAÇÃO

Art. 21º. A cerimônia de premiação será no dia 19 de novembro, quando haverá uma palestra relaciona à temática audiovisual, a exibição dos pré-selecionados e uma apresentação cultural;

Os vídeos mais votados em cada categoria receberão o prêmio nas quatro categorias:

  1. Melhor Vídeo experimental;
  2. Melhor Vídeo-escola;
  3. Melhor Vídeo documentário;
  4. Melhor Ficção.

Art. 22º. Os participantes classificados do X FESTIVAL DE VÍDEO DE MARINGÁ receberão certificado de participação.

Art. 23º. Os casos omissos e as situações supervenientes serão resolvidos pela Coordenação do Festival.

Art. 24º. O preenchimento da Ficha de Inscrição para o Festival vincula o participante à aceitação deste regulamento.

Comissão organizadora
Prof.ª Mª. Natália Gomes